quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama faz história


A era Bush chega ao fim. Em 77 dias, a Casa Branca será ocupada por um novo presidente, o senador democrata Barack Hussein Obama Jr., 47 anos, eleito nesta terça-feira o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. A cerimônia de posse deverá acontecer no dia 20 de janeiro de 2009.


O balanço parcial da apuração em 48 estados norte-americanos, mais o distrito federal (Washington DC, a capital), indica que o democrata obteve 52% dos votos, o que representa 349 votos no colégio eleitoral. O senador republicano John McCain reuniu 47% da preferência do eleitorado, conquistando, até o momento, 163 votos no colégio eleitoral.


A votação teve uma taxa recorde de participação de 66% dos eleitores, um patamar que não era alcançado desde 1908. Na eleição de John Fitzgerald Kennedy, em 1960, a taxa de participação foi de 63,1%. Em 2004, para a reeleição de George W. Bush, a participação chegou a 55,3%.


Barack Obama ganhou nos principais estados norte-americanos, entre eles a Pennsylvania, Ohio, Flórida e Iowa, além do Colorado, que não votava em um democrata desde 1992. No discurso da vitória, em Chicago, ele pediu aos americanos que nao duvidassem que "os Estados Unidos ainda são um país onde tudo é possível."


O colégio eleitoral vai se reunir no 15 de dezembro para endossar o resultado obtido nas urnas.


Democratas avançam na Câmara de Representantes


Os eleitores americanos também votaram nessa terça-feira para a renovação da Câmara dos Representantes e 1/3 do Senado. Na Câmara, o Partido Democrata ampliou a maioria que detinha, passando de 235 cadeiras, contra 199 dos republicanos, para uma bancada ainda em evolução, que varia de 261 a 274 deputados. Das 35 cadeiras em renovação no Senado, sobre 100 vagas existentes na Casa, os democratas não teriam obtido a maioria, embora tenham chegado perto. Segundo o balanço parcial dos resultados, os republicanos conquistaram 23 das 35 vagas em jogo no Senado.

0 comentários: