quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Posso te elogiar?


“Parabéns!”, “linda hoje, hein!”, “você foi sensacional”. Elogios. Frases feitas, clichês, composições cheia de intenções (ou não). Poderíamos simplesmente agradecer e retomar a atividade. Mas sabemos que nossa reação a um elogio não é mais simples. Ou a vaidade nos possui então a rejeição nos domina. Sobre esse ultimo sentimento que escreverei.

Existem pessoas que rejeitam um elogio tão forte quanto rejeitam os próprios méritos. Não aceitam sequer um parabéns por grandes conquistas ou mesmo pelo aniversário. São pessoas que dizem não se importar com opiniões alheias e que tomam um elogio quase como ofensa. Não se achar merecedor de uma palavra bacana demonstra que existe um excesso de auto-suficiência, simplicidade ou rejeição a si mesmo?

O mais engraçado de tudo isso é que muitas vezes não só negamos o elogio, como também a pessoa que o fez. Repare quantas vezes já aconteceu de alguém te dizer uma coisa boa sobre você e a sua resposta é sempre a mesma: “Ah, mas vindo de você não vale!”. Incrível...

Tiramos todo o valor que, com certeza, são os que muito nos estimam. Sim, porque você diz isso pros seus pais, tios, amigos, namorado (a)... Então, o que ou vindo de quem que vale?

Receber um elogio sincero, sem intenções e feito de coração não implica em se tornar fútil. Nem vaidoso. Nem arrogante. É fácil: com um boa dose de humildade, todo mundo é capaz de ouvir, agradecer a atenção prestada e aceitar a palavra como se aceita um presente. Simples, não? E então, depois de ler tudo isso, eu posso te elogiar??

0 comentários: