terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Deus resiste aos soberbos

Esta semana, eu estava meditando sobre a soberba. Incluindo aquelas pessoas conhecidas em nosso convívio como “donos da razão”. Sempre têm uma explicação para tudo, acham que entendem de todos os assuntos, têm conselhos e explicações para todas as coisas sempre.

Consideram-se superiores, cultos e intelectuais por causa de um diploma universitário ou alguns livros lidos a mais que você. São típicas: nunca ouvem conselhos, não respeitam opiniões, possuem comentários ofensivos, sempre têm algo para ensinar, precisam sempre da última palavra. Nunca são ensináveis e sempre teimosas. Sabe de quem estou falando? Provavelmente alguém lhe saltou a mente agora. Você deve conhecer alguém assim. Eu conheço alguns infelizmente.

Algumas destas pessoas me surpreendem, com tamanha soberba e altivez. Refletindo sobre isso lembrei-me que somos soberbos também quando subestimamos ao próximo. Vemos em nós virtudes inúmeras, e desprezamos a capacidade de outros.

Talvez você já tenha lido esta ilustração abaixo, mas ela vai comunicar melhor aquilo que não estou conseguindo escrever (sou péssimo em redação, sempre fui):

Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha.
Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou” A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis! Nesse instante, um sábio que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples! (respondeu o sábio) Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

Tenho aprendido com os mais simples e com os mais velhos. Gosto de ouvir os mais experientes, sempre busco conselho e ajuda de outros. Creio que todos possuem algo a nos ensinar, por mais simples que sejam. Nunca duvido da capacidade de ninguém.

O soberbo, é auto-suficiente e independente. Verbaliza falsa modesta, que ao falar de seus feitos e ações, diz: “nós trabalhamos muito neste projeto” só para mascarar humildade. Usam o pronome “nós isso e aquilo“, mas está falando de si mesmo.

O soberbo, Deus resiste. Seu fim é a solidão. Seus princípios e valores alimentam cada vez mais sua altivez, gerando em sua alma mais e mais amargura.

“Porque Deus resiste os soberbos, mas aos humildes dá graça”
Tiago 4:6


créditos: http://nelsonjunior.wordpress.com

0 comentários: