domingo, 20 de abril de 2008

Fortaleza X Horizonte ( Final do segundo turno cearence )

Teremos no Castelão o quinto confronto entre Fortaleza e Horizonte neste Estadual:
cada equipe ganhou dois jogos



O returno do Campeonato Cearense começa a ser decidido na tarde deste domingo, a partir das 16 horas, entre Fortaleza e Horizonte. Por conta de uma decisão da Federação Cearense de Futebol (FCF) e do Ministério Público (MP), os dois jogos acontecerão no Estádio Castelão. O confronto será uma reedição do que ocorreu num dos cruzamentos semifinais do primeiro turno, quando o Leão levou a melhor.

Na ocasião, a formação horizontina venceu a primeira partida por 3x1 e perdeu o segundo jogo por 2x0. Além de uma prorrogação que terminou empatada (1x1) foi preciso a cobrança de pênaltis para se conhecer o finalista do turno. Nesse quesito, o Tricolor levou a melhor: 3x1.

Dúvida

Para esse primeiro confronto, o técnico Heriberto da Cunha tem uma dúvida. Trata-se do meia Lúcio, que vem atuando ultimamente no ataque, ao lado de Rômulo. Com uma lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda, sentida no treino da última quinta-feira, no Pici, Lúcio vem realizando tratamento intensivo. Por isso, a escalação do Leão só será divulgada no Castelão, instantes antes do início do jogo. Apesar disso, o comandante do Tricolor já adiantou quais são as suas duas alternativas,

A primeira delas é a entrada do atacante Taílson ao lado de Rômulo. Na outra opção, será necessário dar uma mexida na equipe. É que o meia Paulo Isidoro seria adiantado para o setor da frente. Assim, o volante Rogério formaria o meio do campo ao lado de Erandir, Leandro e Simão. O último teria mais liberdade para a criação das jogadas ofensivas.

Horizonte

O zagueiro Puxa, que vinha lesionado, mas que é suplente, retornou às atividades desde o treino coletivo da última sexta-feira. Alguns atletas que vêm reclamando de lesões por causa do excesso de jogos foram poupados do recreativo. O volante Reginaldo e o lateral-direito Izaquiel, que se queixavam de entorses no tornozelo, deverão jogar, segundo avaliação feita pelo médico Alexandre Holanda, na manhã de ontem.

A tendência é que o técnico Argeu dos Santos repita a formação que venceu o Ceará no último compromisso, conforme se pode deduzir de suas palavras: “Se eu for mudar, vou querer inventar e disso eu não gosto. Vamos procurar jogar da mesma forma que estamos jogando”, comentou Argeu.

FORÇA CEARENSE - Rômulo diz que artilharia fica em 2º plano

Ao contrário de outras temporadas mais recentes, o time do Fortaleza tem poucos jogadores cearenses na sua formação titular, como Erandir e Rômulo. Afora a dupla, Rogério, Dude e Osvaldo são outros três nascidos em terras alencarinas que vêm entrando no decorrer dos jogos. Apesar disso, o atacante Rômulo garante que o time joga com a raça que é característica do clube leonino.

Rômulo, além de um dos principais destaques do Tricolor na temporada, é um dos homens de confiança do técnico Heriberto da Cunha, que não poupa elogios ao seu futebol.

Para o time

´Ele é um grande atleta, que costuma jogar para o time. Corre durante os 90 minutos e já decidiu muitos jogos a nosso favor´, elogia o comandante do Leão, principal entusiasta do seu futebol e com quem trabalhou no Ceará na temporada passada. Heriberto, ainda no Alvinegro, chegou a lamentar publicamente a não renovação contratual do atacante.

Apesar de ter anotado 12 gols no Campeonato Cearense, Rômulo garante que não tem qualquer ansiedade de se tornar o artilheiro da competição (Esquerdinha, com 14 tentos, lidera a corrida dos goleadores). ´Não posso deixar de admitir que seria bom que isso acontecesse. Mas, o importante mesmo é ser campeão cearense. Isso será bom para todos nós, que começaremos, em seguir, uma árdua jornada para levar de volta o Fortaleza mais uma vez para a Série A ´.

ESQUEMA FORTE - 600 policiais farão a segurança

O esquema de segurança para a primeira partida da decisão do segundo turno do Campeonato Cearense, neste domingo, no Castelão, terá todas as características de um clássico semelhante a um Ceará x Fortaleza.

A Polícia Militar estará com um efetivo de 600 homens dentro e fora da arena esportiva a partir das 13h30. O comando do destacamento ficará a cargo do Major Wilson. De acordo com a reunião realizada na última quarta-feira, na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), a carga inicial de ingressos postos à venda, logo no dia seguinte foi de 20 mil.

As bilheterias do Castelão serão abertas às 14h30, e as catracas já estarão liberadas às 14h, para aquele torcedor que gosta de chegar bem antes do início do espetáculo. Enquanto os ambulantes deverão adentrar das 12h às 13h. No entanto, as torcidas organizadas devem iniciar a entrada no período de 14h30 e 15h30. Além do grande aparato policial, haverá 20 homens da guarda municipal e 11 agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). 40 bombeiros com uma ambulância, uma moto socorrista e um carro tanque, que iniciará os trabalhos a partir das 13h30.

Nervos acirrados

Todas as providências tomadas para dar tranqüilidade aos torcedores, que forem ao Castelão, deveriam também ser utilizadas para segurar os nervos dos dirigentes de Fortaleza e Horizonte.

Os dois clubes ainda travam, nos bastidores, uma acalorada discussão sobre a renda do jogo. Os cartolas do Galo do Tabuleiro querem que o borderô das duas partidas fique com os respectivos mandantes, já os do time tricolor querem que o arrecadado seja dividido.

Os horizontinos dizem que estão seguindo o regulamento e o que foi feito nas semifinais do 1º turno. E já avisou que não vai receber nenhuma quantia neste domingo e, se for preciso, vai acionar a Justiça para assegurar seus direitos.

EXPERIÊNCIA AJUDA - Jéfferson e Stênio têm vários títulos estaduais

O goleiro Jéfferson e o atacante Stênio são, entre os cearenses do time do Horizonte, os atletas que mais ganharam títulos estaduais e por isso a experiência de ambos tem sido importante para fortalecer o trabalho dos mais novos.

Jéfferson, atualmente com 32 anos, foi campeão pelo Ceará de 1996 a 1999. Em 2003, foi campeão no Fortaleza e em 2007 ganhou o campeonato da segunda divisão pelo Horizonte, quando a equipe ascendeu à primeira divisão. Stênio, que chegou à maturidade dos 35 anos, começou no Itapipoca, mas em 1996 foi campeão pelo Alvinegro. Em 1997, estava no grupo principal, e outra vez levantou a taça. Em 1998, ganhou pelo menos um turno no clube e em 2002 esteve no elenco alvinegro que conquistou o campeonato daquele ano.

Ficha técnica

Fortaleza
Tiago Cardoso; Vitor, Preto, Juninho e Márcio Azevedo; Erandir, Leandro, Paulo Isidoro e Simão; Lúcio (Taílson ou Rogério) e Rômulo. Técnico: Heriberto da Cunha.

Horizonte
Jéfferson; Izaquiel, Da Silva,Gilmak e Eusébio; Reginaldo, Júnior Cearense, Raul e Piva; Stênio e Léo Jaime. Técnico: Argeu dos Santos.

Competição - Campeonato Cearense, decisão do 2ºturno (1º jogo).

Estádio - Castelão.

Data - 20 de abril de 2008.

Horário - 16 horas.

Árbitro - Carlos Eugênio Simon (RS/Fifa).

Assistentes - Cleide Mary Ribeiro (SC/Fifa) e Maria Eliza Barbosa (SP/Fifa).

Transmissão - Rádio Verdes Mares. Ingressos - Cadeiras superiores R$ 15,00 e inferiores R$ 30,00.

cr´ditos: Diario do Nordeste

0 comentários: